blog faz diferença.

blog faz diferença.
o carreteiro do dia

ata

LETREIRO

widgets

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Blitz flagra caminhoneiros dirigindo sem descanso exigido por lei


                     Agora se os caminhoneiros pararem em algum posto é  tirarem o tacógrafo para simular a parada  ,como que fica essa  historia ?
Caminhoneiros de todo o país foram flagrados dirigindo por muitas horas sem descansar. Estavam na estrada há mais tempo do que o permitido por lei.
Quando foi parado na blitz, um caminhoneiro de São Luís, no Maranhão, dirigia há 17 horas seguidas. Por lei, a jornada desses motoristas deve ser de oito horas, com descanso de 30 minutos a cada quatro horas. Também deve haver um intervalo de 11 horas entre uma jornada e outra, realidade bem diferente no dia a dia.
Não foi difícil encontrar problemas. Pelo levantamento preliminar, em quatro horas, foram parados mais de mil caminhoneiros em todo país, sendo que 90% deles estavam irregulares. Alguns se mostraram surpresos, como em Cascavel, no Paraná, que trabalhava sem o tacógrafo, equipamento que possibilita o cálculo da jornada de trabalho. Segundo Ademir Nazário, a culpa é da empresa. “Eles falaram pra mim que nada está vigorado. Há uma tolerância de 6 meses”, diz.
A lei com as novas regras já está em vigor, mas uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito determina que os motoristas só sejam multados a partir de março do ano que vem, prazo para que o governo apresente uma lista de rodovias que tenham paradas de descanso adequadas.
Apesar disso, o Ministério Público diz que vai pedir a abertura de ações na Justiça contra as transportadoras que tiveram caminhões flagrados em situação irregular. “A lei está em vigor. A lei precisa ser respeitada, a lei precisa ser cumprida, e nós não vamos abrir mão de exercer a nossa atribuição”, afirma Luís Camargo, procurador-geral do Trabalho.
Vídeo:
Fonte: blog do caminhoneiro

Um comentário:

  1. Infelizmente as leis são criadas por autoridades que não possuem conhecimento algum das dificuldades do caminhoneiro ,de seu trabalho e de seu dia a dia.
    Estou de acordo com a intenção desta lei de horários reduzidos e de paradas programadas para descanso,porém é preciso que se tenha estrutura para que o caminhoneiro pare e tenha segurança ,é preciso se criar áreas de descanso que sejam modernas e ofereçam tranquilidade ao caminhoneiro.Pontos de paradas decentes com segurança,bons chuveiros e banheiros como também áreas para alimentação. Isto tudo ao contrário do Brasil, já existe nos EUA e na Europa, aqui nem perto esta estrutura passa, senhores governantes.
    É preciso ter estrutura para o bem estar do caminhoneiro que leva literalmente o progresso e o alimento da nação nas costas.
    O Caminhoneiro só quer ser respeitado e reconhecido pelo seu trabalho, ter seu pagamento justo por um trabalho bem feito.Não ser explorado pelo governo que é justamente o que mais acontece na atualidade.

    (Jean C. de Andrade,escritor e Poeta Estradeiro,autor do Livro "VIDA DE CAMINHONEIRO")!!!!

    ResponderExcluir