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quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A necessidade de paradas dignas para os caminhoneiros


As concessionárias que vencerem as licitações para privatização das rodovias BR -116 e BR-040 terão que construir postos de paradas para caminhões com distâncias de 200 km entre eles. Esta é a nova demanda da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A ideia da ANTT é que as vencedoras ofereçam locais com mais segurança para que os motoristas profissionais possam atender à legislação 12.619/12, que determina uma parada para descanso a cada quatro horas de viagem.
Os leilões dessas rodovias ocorrerão entre dezembro deste ano e janeiro de 2013. Portanto, essa decisão dos pontos de paradas é muito bem-vinda, porém, a distância de 200 km entre elas precisa ser melhor avaliada.
Um motorista que está rodando há três e que passar por um desses pontos, com certeza, não conseguirá chegar no seguinte. E onde poderá parar?
Lógico que haverá trechos com ampla oferta de postos de combustíveis que possuem pátios de parada. Porém, outros trechos podem não ter, ou se tem, são extremamente precários.
Para que a lei 12.619/12 seja atendida com dignidade, a ANTT e o Ministério dos Transportes precisam fazer uma ampla análise das principais rotas do transporte rodoviário de carga brasileiro e desenvolver um plano para criar locais de paradas com serviços básicos para os motoristas, mesmo que em parceria com a iniciativa privada. Lembrando que limpeza e oferta de alimentação saudável fazem partes das necessidades do ser humano.
E, tratando-se de rodovias privatizadas, essas paradas precisam ser colocadas com uma obrigação para as concessinárias, empresas que têm como principal razão de existir, a de ofertar um trabalho de manutenção/segurança das rodovias no mais alto nível para justificar o seu faturamente financeiro.

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