blog faz diferença.

blog faz diferença.
o carreteiro do dia

ata

LETREIRO

widgets

segunda-feira, 1 de abril de 2013

São Paulo renova frota portuária

Projeto Renova SPGoverno paulista incentiva a substituição de caminhões com mais de 30 anos, com uma linha de financiamento inédita e a juros subsidiados.

Para retirar de circulação caminhões com idade superior a 30 anos da zona portuária de Santos (SP), o governo paulista criou o Renova SP - Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões, que prevê a substituição de 1000 caminhões de autônomos que operam no porto, através de financiamento parcelado em oito anos e com juros subsidiados. 

As chaves dos primeiros caminhões foram entregues a nove caminhoneiros que trabalham no Porto de Santos pelo próprio governador. “Os caminhoneiros terão 96 meses para pagar e não pagarão juros. Esse programa da Desenvolve SP é pioneiro com foco na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida do motorista. Todos os caminhões novos são certificados e os velhos serão reciclados ou destruídos para que não voltem a poluir”, disse Alckmin. “Caminhão velho dá pau no cambio, no motor. Agora tudo vai mudar com o caminhão novo”, disse Cleiton Silva de Lima, o primeiro caminhoneiro a receber as chaves.

Segundo Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, a zona portuária de Santos foi escolhida para receber o piloto do Programa, porque  possui quase seis mil caminhões, cerca de mil deles com mais de 30 anos. “Esse programa vai melhorar a qualidade do ar e reduzir os engarrafamentos causados por caminhões velhos quebrados na região do porto”, disse. 

Os recursos são provenientes da linha BNDES Pró-caminhoneiro com a absorção dos juros feita pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Desenvolve SP. O programa prevê que o novo caminhão financiado atenda as rigorosas normas de emissão de poluentes EURO 5 e que o veículo antigo seja retirado de circulação e suas peças totalmente inutilizadas por empresas especializadas e licenciadas pela CETESB e participantes do programa. 

A linha de financiamento está acessível para caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como empresários individuais que prestam serviços no Porto de Santos e está limitada a apenas um veículo por beneficiário. O prazo para o pagamento do financiamento é de até 96 meses, sem entrada, e com carência de até seis meses. São financiados caminhões, chassis, caminhões-tratores e cavalos mecânicos.

Os interessados podem acessar o site da Desenvolve SP para simular seus financiamentos e saber quanto pagarão em cada parcela ou buscar ajuda no Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada (Sindicam-Santos), que irá orientá-lo sobre o processo.

Fonte: transporte Mundial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário