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quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Governo de SP incentiva renovação da frota


scania lk portoO governo estadual, por meio da agência de fomento Desenvolve SP, dá o pontapé inicial à experiência piloto para um programa de incentivo à renovação de frota de caminhões. O objetivo é retirar de circulação caminhões com 30 anos ou mais que prejudicam o meio ambiente, o trânsito e a qualidade de vida dos caminhoneiros.
O projeto, que nessa primeira etapa será realizado na zona portuária de Santos, financiará a juro zero (subsidiado pelo orçamento fiscal paulista) a compra de novo caminhão. A instituição financeira, em parceria com o Sindicam (Sindicato dos Transportadores Rodoviários da Baixada Santista), já começou a distribuição de um guia para auxiliar o caminhoneiro a acessar o programa.
A iniciativa prevê que o novo caminhão financiado atenda à nova norma, conhecida como Euro 5, de emissão de poluentes, e que o veículo antigo seja retirado de circulação e suas peças inutilizadas por empresas especializadas. Os recursos serão da Linha Pró-caminhoneiro, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), com a equalização dos juros feita pelo governo de São Paulo.
O prazo para o pagamento do financiamento será de até 96 meses, sem entrada, e com carência de até seis meses. Poderão acessar o programa caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como empresários individuais que prestam serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário. Serão financiados a aquisição de caminhões, chassis, caminhões-tratores e cavalos mecânicos.
“Só na zona portuária de Santos, são quase 6.000 caminhões, cerca de 1.000 deles com mais de 30 anos. Esse programa, pioneiro com foco na redução da emissão de gases do efeito estufa, vai melhorar a qualidade do ar e reduzir os engarrafamentos causados por caminhões velhos quebrados na região do Porto”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.
Ele acrescenta que a escolha do local, nessa etapa inicial, se deu pela importância logística que possui para a economia do Estado e pelo grande número de caminhões velhos que circulam por lá. “Com o sucesso do programa, iremos estendê-lo para todo o Estado”, diz.
fonte:blog do caminhoneiro

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